11/08/2009

Polícia Invade, Destroi e Incendeia Ocupação de Sem-Teto em Salvador


Na manhã da última quinta-feira, 06 de agosto, por volta das 8h, a Ocupação de Sem-Teto Quilombo do Paraí­so, localizada no subúrbio ferroviário de Salvador-BA, foi surpreendida pela ação de fiscais da prefeitura acompanhados de um forte contingente da Polí­cia Militar (Rondesp, Caatinga e Tropa de Choque), que invadiram a ocupação e, sem nenhum diálogo com os ocupantes, iniciaram um processo de destruição dos barracos no local, além de atear fogo em muitas das pilhas de escombros.

O movimento contabiliza que foram destruí­dos pelo menos 450 barracos com a utilização de machados, facões e galões de gasolina. Tudo leva a crer que a operação foi arbitrária e ilegal, já que em nenhum momento foi apresentado o mandato judicial para tal ação, e quando questionados a resposta dos policiais foram os fuzis apontados para as pessoas.

Mesmo com a ação violenta, a comunidade ainda pretende resistir no local. Durante a tarde, muitos barracos já haviam sido novamente levantados e, nos próximos dias, eles continuarão a ser reconstruí­dos.

A ocupação iniciou-se em 19 de julho deste ano, a partir da iniciativa de 50 famí­lias, em seguida, o Movimento dos Sem teto da Bahia (MSTB) foi convidado a orientar a ocupação, passando esta a fazer parte do movimento.

Leia a Nota do Movimento | PMs Invadem e Destroem Ocupação de Sem-Teto em Salvador

Fonte - CMI

Um comentário:

  1. isto é o estado facista do qual ainda não nos libertamos de fato.

    ResponderExcluir