Retomada Tupinambá – Na comunidade Santana - Bahia

No sul da Bahia, a organização dos indigenas está mostrando resultado, desde o inicio de outubro, cerca de 6 fazendas foram retomadas, chegando a quase 50 o numero de ex-latifundio que agora volta aos pés (não há propriedade da terra para indigenas e sim usofruto) de seus ocupantes originários.

Os povos Tupinambá, Pataxó e Pataxó Hãhãhae (formado por cerca de 5 etnias hãhãhae) estão se organizando na região sul, avançando desde o litoral, cerca de 300 km para interior do estado, região outrora dominada pelo monocultivo do Cacau, cana-de-açucar e eucalípito, hoje, após mais de 500 anos tem seus habitantes de volta.

O povo Tupinambá foi considerado extinguido há, pelo menos, 200 anos. Como estratégia de sobrevivencia, segundo os mais velhos contam, os Tupinambá omitiram sua identidade, passando a habitar aldeiamentos, junto com outros povos e ou indo trabalhar nas fazendas e usinas de todo nordeste, mantendo poucas e raras aldeias isoladas nas serras nordestinas, tudo isso para manterem-se vivos. Muitos ancestrais morreram nessa luta por sobrevivencia e muitos não puderam ver seu povo retomarem suas terras, mas, para todos e todas Tupinambá existentes neste país, as conquistas no sul da Bahia é motivo de grande satisfação, orgulho e insentivo à lutar, mostrando que é possivel vitória com a união e organização. As alinças com outros setores populares é fundamental, como por exemplo, com as comunidades Quilombolas e acampamentos e assentamentos de Trabalhadores Sem Terra.

Nos ultimos 10 anos os Tupinambá na Bahia resolvem sair do anonimato estratégico para retomarem seu territorio original, se organizando desde Buerarema, Una até o litoral de Ilhéus, com cerca de 20 aldeias.

Mesmo pleiteando o reconhecimento etnico junto ao Estado Brasileiro, este povo vem se organizando de forma autonoma, conseguindo manter sua cultura tradicional e viver de seu proprio trabalho, sem depender de subsidios estatais. Na Serra do Padeiro a autonomia é de quase 100%, toda comunidade sobrevive com produção local.

As ações dos indigenas tem provocado retalhação tanto por parte dos latifundiarios (fazendeiros) como por parte do proprio Estado, perseguindo, torturando e prendendo as principais lideranças do levante indigena na região.

Maiores informações podem ser acompanhadas pelo portal INDIOS ON LINE

sassá tupinambá

Retomada Tupinambá – Na comunidade Santana

Publicado em segunda-feira, 11 de outubro de 2010


Após exaustivas reuniões e articulação entre nós Tupinambá de Olivença e por ultimo nos reunimos na comunidade Santana oramos e pedimos força ao nos pai Tupã, e na madrugada do dia 11 de Outubro de 2010, por volta das 03h00m, ciquenta índios Tupinambá retomaram uma fazenda na comunidade Santana.
Com o objetivo de reaver o que é nosso, e de maneira pacifica entramos na fazenda. Permanecemos ainda na fazenda, até o instante momento, e até agora graças ao nosso pai Tupã ainda não tivemos nenhum registro de conflito.
Mas segundo o Administrador da FUNAI – Ilhéus – BA, a filha do Fazendeiro Juvenal que é o morador da fazenda retomada, foi informar a Policia Federal, que nós estamos mantendo em cárcere privado, dois idosos hipertensos, mas isso não é um fato real, pois estamos abertos a diálogos pacíficos, pois não temos em mente maltratar ninguém, só apenas reaver o que é nosso e ampliar até porque essa fazenda se encontra dentro de nossa demarcação.

Sendo assim reafirmamos mais uma vez, que essa retomada é pacifica, não queremos conflitos, só queremos o que é nosso de fato e se tem esses idosos com agente é porque eles não tiveram tempo de se locomover ainda, e porque também não vamos colocar eles na rua de uma hora pra outra. Nesse instante estamos dentro da fazenda e se nosso pai Tupã permitir, nosso povo não sairá mais. Pois lá pertenceram os nossos ancestrais e agora pertenceram aos nossos herdeiros.
Acessem o Blog Retomada Tupinambá—>