14/07/2009

Salve a Uma Unidade Livre!


Salve a Uma Unidade Livre!

Pois é... perante a essa tragédia social mal pensada temos que trocar nossas idéias, dialogar nossas culturas e tecer a paz, tecer nossa aspiração, nosso sonho, nosso ideal.

"... a imagem de escutar-falar [ ou melhor, multílogo ] é o centro do rompimento zapatista, não somente com o autoritarismo do capitalismo,mas também com o autoritarismo da tradição revolucionária." (algum dos meus professores)

Já temos alguns exemplos de pessoas e grupos de pessoas que se devotam lealmente à esse ideal.
E bons exemplos. Só não são melhores porque a plutocracia do planeta os sabotam, principalmente com seu aparato midiático-corporativo.
O movimento zapatista vem, há algumas décadas já, realizando a idéia de uma sociedade mais justa e um convívio mais aprofundado entre os seres humanos.
É conhecido mundialmente, mas não " a nível de massas ". Porque a verdadeira história do mundo é ocultada sob um monte de mentiras e entretenimentos. Os pretensiosos que se arrogam como donos do mundo, das pessoas, da natureza e etc. não querem que as pessoas pensem. Pensar as tornaria mais espertas. Elas perceberiam melhor a fraude... E não mais ignorariam seu próprio poder, e não mais venderiam suas almas a propósitos desumanizantes.
Como pode bilhões de seres humanos e um tremendo tesouro que é nosso planeta serem tão violentados por uma minoria? Muitos são os fatores, mas certamente um deles é a debilitação do verdadeiro potencial humano, que é ser consciente e cocriar com a vida uma existência bem-aventurada.

Então, para concluir, queria universalizar pra vocês algumas proposições dos Caracoles, as comunidades zapatistas, "um exemplo de que as autonomias e os direitos de cidadania plena mundial não se mendigam, mas se fazerm valer e respeitar":

- Estabelecer redes de informação e cultura, com espaços de reflexão e diálogo local, regional, nacional e internacional, promovendo com elas não apenas a informação veraz e o legítimo diálogo político-social [ debate público ] como também o diálogo das Ciências e das Artes Universais;

- Alentar redes de comércio básico entre as comunidades, pequenos produtores e comerciantes da "economia informal", declarando preferência aos mercados locais e ao mercado nacional;

- Impedir, em tempo, qualquer degradação da autonomia e da unidade, já que ambas são a força das comunidades. E só podem sobreviver se o Bom Governo impede, com o exercício diário da democracia, a formação de máfias e clientelas que se separam de suas comunidades e fazem do separatismo de comunidades e povos um meio de satisfazer ambições egoístas,oligarcas e individuais. É suicídio ignorar ou esquecer as lições da imoralidade passada e presente

"O projeto dos Caracoles se propõe expandir a força dos povos e suas redes, para que consigam soluções, negociadas com princípios não-negociáveis.

Consciente de que é uma pequena parte do movimento mundial, o zapatismo enfrenta e exige o fim da guerra do empobrecimento, da intimidação militar e paramilitar, da discriminação cultural e social, das políticas de insalubridade, ignorância e fome, que a tantos vitima em todo o planeta. Vai além das repreensões ao imperialismo, dos governos prostituídos, de seus chefes e máfias.

Aos projetos revolucionários e libertários anteriores acrescenta um que busca superar as más experiências dos governos revolucionários, reformistas e autocratas, em sua lua por democarcia, liberdade e socialismo.

É um projeto universal, que surge nos povos pobres, tende a juntar todas as lutas e enriquecê-las com as que se dão pela moral política, pela autonomia e dignidade das pessoas e das comunidades, começando a fazer o que quer que façam os demais."

É isso aí, galera, vamos estar atentos às melhores possibilidades que podem surgir de nosso despertar e de nossa genuína união.

Fabrício...

Nenhum comentário:

Postar um comentário